terça-feira, 17 de maio de 2011

Conclusão - "Victoria Araújo" nº34

Os transgênicos são organismos que contêm material genético de outros organismos, os transgênicos são estudados desde 1970, com a função de modificar ou combinar DNA de outros organismos, de forma que da maneira natural não aconteceria.
O processo transgênico é utilizado também para modificar o DNA de plantas e animais, utilizado para criar novas espécies, ou prolongar o tempo de vida desses seres.
Outro motivo pelo qual as plantas são modificadas, é para prevenir pragas, insetos, fungos, vírus, bactérias, entre outros, e para que esses seres exerçam uma nova função, além da que eles já exercem.
A modificação das plantas diminuiria a utilização de compostos como herbicidas, pesticidas, fungicidas e certos adubos, cuja acumulação pode causar sérios danos aos ecossistemas a eles expostos.
Os transgênicos tem recebido muitas criticas, pelas possíveis reações alérgicas que os alimentos geneticamente modificados podem causar aos seres que a consomem. Alguns países são contra a modificação de genes pelo fato de sua estrutura socioeconômica ser baseada na genética natural, e na produção de pesticidas e herbicidas, por isso são contra, que é o caso da Europa, que aceitando a condição da genética modificada teriam uma grande queda nas vendas de pesticidas e herbicidas, assim comprometendo seus negócios.
É utilizado o argumento da modificação genética ser a “solução” para a escassez de alimentos, assim acabando com a fome no mundo, pois com a modificação genética, mais alimentos seriam cultivados com menor tempo, mas estudos comprovam que a teria é nula, sendo que a fome no mundo está ligada, desigualdade social, desigualdade de distribuição de alimentos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário