terça-feira, 17 de maio de 2011

Conclusão - "Dennis Wesley" nº7

Os transgênicos são organismos que recebem materiais genéticos de outros organismos. Esse material pode ser tanto uma sequência de DNA ou parte dele. A tecnologia utilizada para esse processo é chamada de DNA recombinante ou engenharia genética. Essas técnicas são utilizadas desde a década de 1970. Essa modificação é feita em genes que não se cruzariam naturalmente.
A transgenia é utilizada em diversos seres vivos como por exemplo: nas plantas isso serve muitas vezes para prolongar o seu ciclo de vida, pegando DNA de uma planta que viva mais e inserindo em uma que viva menos. Em animais possui vários propósitos, como por exemplo quando modificaram o DNA de uma bactéria de modo que ela produzisse insulina humana. E o principal e mais polêmico: a transgenia nos alimentos.
Nos alimentos, a transgenia é geralmente feita para evitar o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos que causam danos ao solo muitas vezes irreversíveis. Há controvérsias nessa área dizendo que com o ato de transgenia, os alimentos se tornam indigestos e até prejudiciais à saúde.
Em alguns países europeus, rejeitam a entrada de alimentos transgênicos por motivos tanto diplomáticos quanto econômicos.
Sem duvidas a transgenia é um grande marco histórico e cientifico, mas só é utilizável dependendo da visão de cada um. Uns prós e outros contras.
Na minha opinião, os transgênicos não deveriam ser utilizados, pois trazem riscos que não temos com alimentos naturais. Precisamos ter consciência e questionarmo-nos sobre tal utilização, pois o futuro do nosso planeta, por uma parte, depende disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário